18 fevereiro 2014

Ter ou não ter, eis a questão ou quando a sociedade desconta as expectativas dela em você

Não existe nada que me frustra mais ao ter uma conversa na hora do almoço com colegas de trabalho ou em alguma ocasião especial com a minha família (nem preciso falar que tenho apoio total dos meus amigos - aqueles que são amigos mesmo - que entendem a quantidade de coisas que eu tenho como objetivo de vida e como ter filhos não esta nos planos) do que dizer em voz alta "Eu não quero ter filhos" e receber os olhares mais secos e incrédulos de uma vida.

Colega de trabalho dizem:
"Você é nova e ainda vai mudar de ideia"
Não. Eu penso assim desde sempre. Não brincava de ter bonecas-filhas quando eu era criança, não brincava de casinha, nunca gostei. Sempre preferi ser uma profissional de sucesso e ter ligações e papeis pra mexer (mesmo não fazendo ideia do que eu estava fazendo).

A família então...
"Mas seus pais não vão ter netinhos?"
Não se depender de mim. E eles vão ter que se acostumar com a ideia (na realidade, já estão extremamente calejados e nem criam expectativas). A vida não se resume a nascer, crescer e ter filhos. Uma pena se os seus filhos pensam assim, né?

Eu acredito que o fenômeno que acontece nesse caso é o mesmo que acontece quando você diz que esta solteira. A sociedade joga as frustrações e desejos dela em você e nas suas perspectivas de vida. Acontece que para seu chefe de 40 e poucos anos e para suas tias de 50 e todos, o simples fato de você ter nascido mulher te coloca esse "fardo" de que você tem que ser mãe.
Acho lindo quando as mulheres tem esse desejo, e apoio, mas sempre coloco meu ponto de vista também. Filho é coisa séria, não é só você colocar um negocio minusculo no mundo e achar que esta tudo bem. Ao ter um filho, você dificilmente pensa em como você se comportou como filho também (afirmação baseada em diversas conversas com varias pessoas, não existe uma estatística aqui).
Seu filho, aquela coisinha pequenininha que saiu de você e vai ser uma criança serelepe pelos próximos 10/11 anos, um dia vai te odiar. Um dia vai desejar que você morra e vai achar injusto você não fazer coisas por ele. Vai achar um saco ter hora para dormir ou para comer. Vai ficar extremamente envergonhado de você aparecer na frente dos amigos, mas vai te ver como uma carteira gigante e ambulante. Enquanto você estiver educando seu bebezinho, que agora já em lá seus 16 ou 17 anos, ele vai estar sendo insuportável, e essa fase é a que mais demora pra passar. Aí um dia ele vai voltar a te amar, mas ele não vai mais ser um bebezinho, ele vai querer ir fazer faculdade em outro estado e olha só que coisa mais absurda, ele pode um dia querer se casar e começar sua própria família: sem filhos.

Antes que algum especialista em relacionamentos de família e traumas de infância de facebook venha me dizer qualquer coisa: nessa casa eu não tive nenhum (trauma). Fui extremamente amada pelos meus pais em todas as épocas da minha vida, até nas que eu não merecia, sempre aceitam minhas opções com muito gosto e desde que me conheço por gente, quando falei que não queria ter filhos (e eu já tinha pretty much uns 11 anos) me apoiam e entendem todas as minhas prioridades.

Resumo da ópera: é LINDO quando vocês tem esse desejo dentro de vocês de querer ter filhos, de querer ter um pedaço da pessoa que vocês amam e de vocês mesmos no mundo e querer amar e cuidar e educar uma pessoinha, mas vamos combinar que, da mesma forma que eu te respeito quando você escolhe ter filhos e não tento te convencer do contrario, de hoje em diante você vai passar a respeitar minha escolha também tá?

Obrigada, de nada.

Ps: não querer ter filhos não quer dizer que eu odeie crianças, é igual quando eu digo que prefiro gato a cachorro. Não vou judiar do seu bichinho, só preferia que ele ronronasse.

Postado por Amy às 05:29

2 comentários:

Ana Carolina B. Melo disse...

Noossa Amy! Texto ótimo. Te entendo perfeitamente, tbm não quero filhos, e geralmente qdo falo isso falam que vou ter tri gêmeos só pq não quero Ahaamm (y) Ai já transformam filho em maldição até, aff --'' É foda --''

Dani disse...

Disse tudo e mais um pouco. Arrasou! =)

Postar um comentário